A tristeza e a solidão realmente tem sido fiéis companheiros nos momentos que mais preciso, e não posso deixar de destacar que elas me inspiram de uma forma assustadora. Os sentimentos opostos ao que ela me proporciona dificilmente conseguem me prender, ou me inspirar. Isso chega a ser tenebroso, então, procurei usar dessa inspiração propiciada pelo que descrevi acima, para poder falar de algo que eu tenho extrema dificuldade, ou seja apenas, desinteresse. Desinteresse, porque é um assunto tão clichê, tão normal, e minha vida se baseia em degustar sentimentos imersos na diversidade.
Diante do sofrimento de um grande amigo, percebi o quão a amizade ocupa um lugar significativo em minha vida. Coisas que nós só reparamos diante das adversidades, leia-se, sofrimentos pessoais ou alheios. A felicidade realmente comporta muitas histórias ao lado de pessoas, que me deram a honra de protagonizar momentos únicos e indescritíveis ao lado delas. Os momentos de alegria, no entanto, são cruéis e traiçoeiros, pois, ocultam a essência da cumplicidade. Ocultam porque a felicidade é generosa, mas esconde objetivos maldosos. Os momentos de tristeza são o contrário, eles são puros e verdadeiros, e não nos enganam jamais. Se um dia você quiser colocar alguma coisa em prova, espere as tempestades, pois a luminosidade em demasia dos dias de sol nos impedem de enxergar o que há de verdadeiro. Felicidade é dúvida, tristeza é certeza.
Queria abdicar de expressões repetidas cotidianamente por bilhões de pessoas, para apresentar para vocês o que a amizade representa na minha trajetória. Embora, pense que qualquer palavra dita por mim será interpretada da maneira mais banal possível, pois assim como o ''eu te amo'', a palavra ''amizade'' se perdeu no vazio duradouro da nossa ignorância.
Já faz algum tempo que meus sentimentos vêm sendo alagados pela constante temporada de chuvas, que parece não ter fim nos meus dias. Não reclamo, acho que tudo tem sido importante para reavaliar alguns conceitos. Não tem dinheiro nenhum no mundo, que pague a fortuna de ter o apoio e conforto das pessoas que gostamos nos momentos de dificuldade. A enxurrada que abalou minha vida trouxe com exata precisão, o lugar que meus amigos ocupam em mim, eles são os alicerces da minha existência. O seleto grupo que não me deixa cair é muito maior do que eu imaginava. Eu queria através desse texto, agradecer por tudo, e mais um pouco. A vida é uma dinâmica não só de sentimentos, mas também de atitudes. Coincidentemente, convivi com a tristeza de um camarada, que não merece nem ser chamado de amigo - é muito pouco, pelo que ele representa na minha história. Foi o momento que eu vi como existe um elo forte e verdadeiro entre nós, algo me fez sentir e reagir ao sofrimento dele.
Lamento profundamente o fato de a sociedade ter esvaziado o conceito tão lindo desse sentimento. Talvez, seja por isso que evitei tanto falar sobre isso. Hoje foi inevitável deixar de destacar o papel dos amigos em minha vida. Desde aqueles que brincavam comigo na infância até os que me seguraram nos momentos mais insanos da atualidade. O sentimento por todos não é o mesmo, até porque tem alguns que não vejo tem anos, mas o papel de cada um na minha história exerce a mesma função. Lembrar-me-ei deles como os semeadores de alegria, e amenizadores da tristeza. A cumplicidade, talvez, seja algo maior que o amor. Sei que o amor a traz consigo às vezes, mas me arrisco a dizer que algo embutido em um sentimento, pode ser maior que o próprio sentimento em si, pois a preciosidade da cumplicidade é mais intensa.
Sem mais delongas, só queria reafirmar que sei quem são os verdadeiros em minha vida, e os que conspiram contra mim, do meu lado, tamanha impertinência, diga-se de passagem. A vida me ensinou a ser cortês com os inimigos e falsos amigos, a ponto de ludibriar o senso crítico alheio. Vou continuar minha árdua luta diária, com a honra de puder conviver com pessoas que despertam meu sorriso e ao mesmo tempo provocam em mim a coragem de um leão, quando alguém se atreve a mexer com um dos seus. Faço das coisas boas que eu já fiz pra quem eu amo meu mais sincero agradecimento, por ter vocês comigo.
Esse texto é uma homenagem a todos aquele que se encaixem nas palavras acima, mas em especial gostaria de dedicá-lo para Wildson Caldeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário